Sobre

A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã protestante com atuação mundial que teve suas primeiras raízes entre as décadas de 1850 e 1860, concomitantemente nos Estados Unidos e na Europa. Seu início se deu a partir de um grupo composto por homens e mulheres de várias denominações religiosas, estudiosos da Bíblia, que em 1863 organizou e oficializou uma estrutura denominacional, passando a adotar o nome “Igreja Adventista do Sétimo Dia”. Dentre suas principais doutrinas estão: a crença na Bíblia, inspirada por Deus; a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo); e Jesus Cristo como salvador da humanidade por sua morte, ressurreição e retorno a esta Terra.

 
Administrativamente a igreja é formada a partir dos seus membros, que por sua vez formam as igrejas (IASD Central de Lauro de Freitas, por exemplo). Um conjunto de igrejas numa determinada região geográfica forma uma Associação (Associação Bahia) e um grupo de Associações forma uma União (União Leste –  Brasileira). Acima das Uniões está o último nível hierárquico e instância deliberativa máxima, que é chamada Conferência Geral, da qual fazem parte as 9 Divisões (Divisão Sul-America), nas quais o mundo é dividido. Há unidade de doutrinas, preceitos, regulamentos e orientação administrativa entre todas as igrejas adventistas do mundo.
 
No Brasil, a mensagem adventista chegou por meio de impressos que ingressaram nas colônias de imigrantes alemães e austríacos, nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. Hoje são 16,3 milhões de membros em 203 países, dos quais 1,2 milhão estão no Brasil, país com maior número de adventistas no mundo.